Bowie ‘purifica’ violência em novo clipe

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

Chega hoje às emissoras de TV no Brasil o clipe novo de David Bowie. “The Hearts Filthy Lesson” (algo como A Lição Suja dos Corações) é o primeiro clipe do álbum “Outside”, que chega às lojas no dia 5 de outubro.

O clipe já vem com duas versões -uma integral e outra sem as partes mais “pesadas”.

O clipe encena a criação de um corpo, que depois se descobre ser o de um minotauro (ser mitológico formado por um corpo de homem e uma cabeça de touro).

Os criadores são carecas tatuados e cheios de “piercings” (brincos e alfinetes espetados por todo o corpo). Passam o clipe construindo um corpo com resina, faixas, penas, banhos de leite e sangue. E um coração mecânico.

Com seus aventais enormes, os construtores podem ser artistas plásticos ou açougueiros. Ou as duas coisas. Na verdade, se parecem com os integrantes do grupo catalão de teatro Fura Del Baus, que já foi definido como cultuador do teatro da violência.

Mas Bowie está ali e imprime pureza ao cenário arruinado.

O clipe é bem-produzido. Dirigido por Samuel Bayer, o mesmo dos clipes “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, e “Zombie”, de Cranberries, evita as fusões (sobreposição de imagens que “mascara” os cortes entre cenas) e tem iluminação precisa.

A música não é o arraso que se podia esperar do primeiro clipe do disco que reúne novamente David Bowie e Brian Eno, dupla que fez os sucessos dos álbuns “Low”, “Heroes” e “Lodger”.

A gravação do disco “Outside”, que começou em março de 1994, foi definida por Bowie como um “workshop” contínuo.

O resultado não se resume a um CD. “The Nathan Adler Diaries”, que virá encartada no disco, é a história de um professor que investiga um assassinato. Foi escrita por Bowie com o auxílio de um programa de computador que mistura aleatoriamente frases.

O colunista José Simão está em férias até 25 de setembro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s