Clipe nasceu com ‘A Hard Day’s Night’

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

“A Hard Day’s Night” (que virou “Os Reis do Iê-Iê-Iê no Brasil) é muito mais que 48 horas na atribulada vida dos Beatles em 1964.

Desde a sequência inicial original, em que John, Paul, Ringo e George Harrison fogem dos fãs pelas ruas de Londres, numa edição recortada pelo som da guitarra Rickenbacker de Harrison, até a escapada final, de helicóptero, estão no filme elementos que se vêem ainda nos clipes e nos “macking of”.

Essa tese sobre o filme de Richard Lester pode ser conferida no CD-ROM sobre o filme, lançado há cerca de um ano.

Com trailers, mais de 300 páginas de roteiro do filme, fichas sobre as músicas -12 ao todo- e 160 páginas com uma história das filmagens, o CD-ROM conta os bastidores da produção.

Realizado em 1964 pela United Artists, “A Hard Day’s Night” foi encomendado ao produtor Walter Shenson com a missão de fazer um filme rápido, barato e que tivesse o número suficiente de músicas para resultar em um álbum -o real objetivo da UA.

Shenson convidou Richard Lester (diretor também de “Help”), que havia estreado em 1959 com um filme de 11 minutos com Peter Sellers.

O roteirista, Aleen Owen, assistiu a um show dos Beatles em Dublin, em novembro de 1963, e resolveu colocar no filme o que viu: a vida de quatro garotos sendo transformada pelo sucesso.

Um corre-corre entre hotel, gravação de um programa de TV, festa, entrevista coletiva, todo entrecortado pela fuga dos fãs e a presença curiosa de um “avô” de Paul foi o resultado a que Owen chegou. Apesar de divertido e de revelar o espírito dos Beatles naquele momento, é menos interessante que o resultado que Lester conseguiu como diretor.

Com sequências curtas, câmeras na mão, cenas de estúdio que mostram os monitores de vídeo, tomadas aéreas, o uso do preto-e-branco e uma montagem que privilegia o aspecto gráfico das imagens, Lester passeou com e espontaneidade por recursos que ainda hoje são explorados e perseguidos como “experimentalismo autoral” no mundo dos clipes.

CD-ROM: A Hard Day’s Night
Idioma: inglês
Distribuidora: Brasoft (tel. 011/ 238-1444)
Preço: R$ 29,90

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s