Exposição: Brasil Faz Design chega à 3ª edição

MARA GAMA
do Universo Online

Pautada pela inserção da produção brasileira de design no mercado internacional, a mostra do concurso Brasil Faz Design chega à terceira edição com a exposição que começa amanhã, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e fica aberta até 20 de março.

Depois da estréia no Brasil e no mesmo período de abril (16 a 21) em que se realiza o ainda conceituado Salão Internacional do Móvel, em Milão, os 55 projetos selecionados pelo concurso encerrado no fim de 97 serão exibidos no espaço cultural Consolo, na mesma cidade. A data é escolhida para aproveitar a confluência de profissionais, mídia especializada e agentes de casas de design do mundo todo que se concentram em Milão por causa do Salão.

A seleção de trabalhos que será exibida a partir de amanhã serve como um panorama da produção atual brasileira. O concurso que a alimenta não é um termômetro do experimentalismo e nem de pesquisas conceituais radicais -e nem é esta a sua vocação. Isso não quer dizer que não existam exemplos de projetos inovadores. A seleção inclui tanto projetos recentes quanto inéditos e tem como orientação uma possível sobrevivência da peça no mercado internacional, usando como rito de passagem a -não se sabe por quanto tempo ainda- “meca” milanesa.

“Considero que este ano a mostra se firmou. Tivemos inscrições de designers que estão no começo e de gente consagrada, como Sérgio Rodrigues”, diz Marili Brandão, designer e curadora da mostra junto com Fábio Magalhães, diretor-presidente do Memorial da América Latina, e com o arquiteto e crítico italiano Vanni Pasca.

A mostra tem também uma parte histórica, dedicada a Gregori Warchavchik (1896-1972), e duas individuais, uma do arquiteto Ruy Ohtake e outra de vídeos de desfiles e peças das coleções de 97 e 98 do estilista Alexandre Herchcovitch.

Na abertura da mostra, serão anunciados os dez projetos considerados mais importantes pelo júri e o grande prêmio, que tem o patrocínio da Tok&Stok.

Com montagem projetada pelos designers Fernando e Humberto Campana, a exposição retorna ao Brasil em junho para o Museu de Arte Moderna do Rio.

Como mostra paralela, o shopping D&D exibe O Designer e Seu Produto, com fotos de Andres Otero, e parte da exposição de móveis de Ohtake.

Mostra: Brasil Faz Design
Quando: amanhã, 19h30 (abertura); de ter. a dom., das 13h às 18h; até 20 de março
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Itaim)
Quanto: R$ 3,00

Mostra: O Designer e Seu Produto
Quando: de 5 a 20 de março, das 10h às 22h
Onde: Shopping D&D, piso L-3 (av. Nações Unidas, 12.551, tel. 011/3043-9000)
Quanto: entrada franca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s