Design: MuBE recebe “Números” dos Campana

Um ano após exposição no MoMA, dupla lança tapetes feitos pela Companhia dos Tapetes Ocidentais

Lili Martins/Folha Imagem

Humberto e Fernando Campana com alguns dos “Números” no MuBE, onde a série será lançada hoje à noite

MARA GAMA
Gerente-geral de Criação do UOL

Exatamente um ano após a abertura de “Tropical Modern”, exposição de 14 peças de mobiliário no Museu de Arte Moderna de Nova York, os designers Humberto e Fernando Campana expõem seus “Números”, série de 20 tapetes produzidos pela Companhia de Tapetes Ocidentais.

O local escolhido para a exposição-instalação foi o prédio do Museu Brasileiro de Escultura, local em que os Campana dão aulas há um ano. “Esse espaço criado por Paulo Mendes da Rocha tem um rigor monástico que privilegia o contato com os objetos nele inseridos”, diz Humberto.

Os tapetes serão expostos na área externa, e focos de luz se encarregarão de sugerir os movimentos gráficos da justaposição dos números. “A volumetria do lugar vai dar a idéia do jogo gráfico que queremos”, diz Fernando.

Produzidos em fibra sintética, na metragem inicial de 1,6 m x 2,2 m, os 20 “Números” -de 0 a 9- têm duas versões: fundo branco e número preto ou vice-versa. Foram desenhados no computador e são os primeiros exemplares do que pode vir a ser uma fonte Campana.

A idéia dos números é mais gráfica e lúdica que esotérica e começou num desenho no chão, feito durante um passeio. “Desenhei um número 7 no chão e imaginei que deveria virar um tapete”, diz Fernando. A Companhia dos Tapetes Ocidentais, que tem em seu acervo mais de 150 desenhos exclusivos de artistas plásticos e designers, bancou o projeto e torna-se a primeira empresa brasileira a produzir objetos da dupla.

A primeira tiragem da série será vendida como prova de artista a R$ 1.640. Na segunda tiragem, a empresa produzirá outra série limitada podendo modificar alguns tamanhos seguindo as proporções iniciais.

Exposição: Números
Onde: MuBE (r. Alemanha, 221, Jardim Europa, tel. 881-8611)
Quando: inauguração hoje, a partir das 19h; de terça a domingo, das 10h às 19h; até dia 28 de novembro
Preço das obras: R$ 1.640

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s