e-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes

reportagem do jornal Brasil Econômico sobre a mostra do Museu da Casa Brasileira

reportagem do jornal Brasil Econômico sobre a mostra do Museu da Casa Brasileira

Artistas e designers brasileiros e holandeses fizeram um ateliê vivo em novembro de 2012 no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Reviraram lixos do museu – restos de suportes, banners, painéis de exposições passadas, lixos do jardim e lixos da cidade, por cinco dias e conceberam uma obra coletiva.

O projeto “My waste is your waste” (meu lixo é seu lixo) foi idealizado pela curadora holandesa Joanna van der Zanden, em colaboracão com o MOTI, Museu da Imagem de Breda, na Holanda, centro de referência em cultura visual – design, fotografia, artes visuais, arquitetura e ciências. No Brasil, ganhou a tradução “Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes” e a parceria do MCB. Fiz a curadoria brasileira, indicando e convidando os artistas de São Paulo.

A ideia foi promover um intercâmbio entre designers e artistas dos dois países que já têm trabalhos com resíduos, com abordagens bastante diferentes.

A primeira parte do projeto foi a mostra que apresenta as obras dos seis participantes ao público – Christian Ullmann, Rodrigo Bueno e Thiago Bender, pelo Brasil, e Klaas Kuiken, Jan Eric Visser e o coletivo Refunc, pela Holanda. Cada artista expõe uma obra, acompanhada por um painel com fotos de outros trabalhos com resíduos e uma biografia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s