Portoghesi dá palestra e expõe fotos em São Paulo

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

O arquiteto e professor italiano Paolo Portoghesi, 64, chega a São Paulo no próximo dia 28 de agosto, para abrir uma exposição de painéis fotográficos e objetos, no Museu da Casa Brasileira, dia 30.

Portoghesi é um dos mais importantes arquitetos italianos da atualidade. Começou a projetar no fim dos anos 60, construiu centenas de casas e centros residenciais e esportivos na Itália, participou de bienais de Veneza -foi seu presidente no começo dos anos 80- e fez vários projetos cenográficos.

Uma de suas criações mais famosas é a mesquita de Roma, na Itália, que começou a ser construída em 1975 e terminou 1991.

O visitante da exposição no Museu da Casa Brasileira poderá conhecer o projeto da mesquita em seus aspectos estruturais. Onze painéis fotográficos revelam os detalhes do complicado encaixe de arcos e o jogo de luzes da construção, erguida às margens do Tibre.

Na mostra estão também fotos de casas significativas na obra do arquiteto, um centro residencial, dois teatros e um complexo turístico. Candelabros, pratos, porta-retratos e molduras integram também a exposição de objetos.

Mas o que promete são suas palestras: uma na abertura da exposição, com o tema “Natureza e Arquitetura” e outra como aula magna da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), com o tema “Natureza e História”.

Portoghesi é também teórico e autor de vários textos importantes sobre a renovação da arquitetura. Seu livro “Dopo l’Architettura Moderna” (Depois da Arquitetura Moderna), editado em 1980, na Itália, analisa historicamente a passagem de um momento de intensa inovação à cristalização de preceitos e discursos que caracterizou o desvirtuamento do funcionalismo na arquitetura.

Professor da Universidade de Gênova, com título honoris causa da Universidade de Lauzanne, Portoghesi escreveu também sobre arquitetura antiga, barroca e sobre a história urbana de Roma.

Como designer, fez móveis e objetos para empresas como Alessi, Poltronova e Cleto Munari.

Palestra: Natureza e Arquitetura
Quando: dia 30, às 19h30
Exposição: fotos e objetos
Quando: de 30 de agosto a 22 de setembro
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 774, Jardim Europa)
Aula: Natureza e História
Onde: FAAP (r. Alagoas, 903, Higienópolis)
Quando: dia 31, às 19h

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s