Exposição no celular, MP3 e iPods

O tempo de permanência dos visitantes numa mostra é sinal de sucesso? Boa pergunta. Se a resposta for sim, então o primeiro tour desenhado especialmente para iPhone e iPod Touch está ajudando a bombar a mostra de Gustav Klimt na Tate Gallery de Liverpool, na Inglaterra.

Gustav Klimt (1862-1918) é figura central da arte européia da virada do século 19 para o 20. É nomeado pela historiografia “pitoresca” como pintor das mulheres, por seus retratos sensuais, repletos de transparências, tecidos, fendas e corpos.

Acima, Retrato de Adele Bloch-Bauer, Gustav Klimt, 1907

Segundo o site da Tate, a procura pelo tour piloto da mostra Klimt, que vai até dia 31, superou o esperado e o modelo será usado também na próxima mostra do Turner Prize, na Tate Britain, em setembro.

O tempo médio de visitação na mostra Klimt, 3 horas, é mais de quatro vezes o das mostras anteriores.

O projeto de tours e informações portáteis em áudio, vídeo e texto para novos devices e suportes da Tate começou em 2002, com apoio de grandes fabricantes de hard e software.  Uma das primeiras experiências foi para PDAs.

Desenhado pelo estúdio responsável pela unidade de Mídia da Tate, chefiado por Jane Burton, o tour para iPod e iPhone traz fotos, informações sobre o artista e suas obras, música do período e um making of em vídeo da montagem da mostra. Pode ser acessado pelo wi-fi do museu, baixado no iTunes ou visto em iPod Touch alugados no museu.

Segundo Burton, os dias dos tradicionais áudio-guias de exposições estão contados. “Agora podemos oferecer conteúdo multimídia sofisticado para os visitantes em MP3 players, celulares e iPods”, afirmou, em release publicado na Taxi Design.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s