O prestigioso AAA (American Architecture Awards) premia anualmente escritórios de arquitetura sediados nos EUA. Um dos 66 premiados deste ano, anunciados no último dia 31 de agosto, foi o escritório Smith-miller + Hawkinson, com o projeto do novo Aquário de Nova York.
Projetado para Coney Island, tem formas orgânicas e sinuosas e uma estrutura que combina vários programas de uso público.
Inspirado na paisagem “vernacular” de praia, o projeto se divide em duas grandes estruturas: Sandscape (uma duna artificial) e Wavefence (muro ou muralha de onda, em tradução livre).
A duna artificial será composta de uma combinação de areia e material reciclado.
Nas suas margens ficará uma grande passarela que conecta o aquário ao metrô, à praia, ao mar e a um futuro terminal de ferry boat já planejado.
Numa das fendas da duna ficará uma área para transmissões online e projeções de imagens captadas no próprio aquário.
A Wavefence cria uma unidade visual entre o aquário e seus arredores. Ao longo de sua forma ondulada, abriga nichos com espaços para usos diversos, como um jardim vertical e um mirante para ver o interior do aquário.
A promessa, digamos, poética, do projeto é a iluminação. À noite, dispositivos fotoluminosos que captaram a energia solar durante o dia criarão uma atmosfera imersiva, dando a ilusão de que se está em alto mar.