Decio Tozzi ganha prêmio de arquitetura sacra

O arquiteto paulistano Decio Tozzi, autor, entre outros trabalhos, do projeto do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foi um dos premiados pela Fundação Frate Sole, organizadora do Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra, com a Capela da Fazenda Veneza, em Valinhos (SP).

Inaugurada em 2003, a capela foi premiada também na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), em 2004.

Com uma cobertura curva e a cruz vermelha implantada na água, a capela, segundo Tozzi, é uma catedral da natureza.

Em texto que divulgou o prêmio para as publicações especializadas, o arquiteto explica o projeto:

“Dois elementos plásticos assinalam um lugar na paisagem. A cobertura curva – Abrigo do Homem e a Cruz de Cristo. Essa delicada relação gera um espaço na paisagem de beira lago -um vazio que desenha o pequeno templo. Configura-se, entre o abrigo e a cruz, a fluida sucessão espacial que sugere o programa litúrgico da capela – o átrio, o batistério, a nave inclinada, o altar e a abside que se confunde com o lago. O espaço da capela é o espaço da natureza!”

O prêmio de Arquitetura Sacra da Fundação Frate Sole acontece a cada quatro anos e é patrocinado pelo Vaticano. Dos 250 projetos selecionados, seis foram premiados. A capela de Tozzi ficou em segundo lugar, com mais dois projetos de outros arquitetos. O arquiteto John Pawson recebeu o primeiro prêmio, com o projeto abaixo, para a região da Boemia.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s