Design brasileiro contemporâneo no MAM

Um grande panorama do design brasileiro do século 21, resultado de extenso trabalho de pesquisa, seleção e curadoria da jornalista, professora e crítica Adélia Borges, pode ser visto a partir desta terça, 7 de abril, as 20h, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Ibirapuera.

Vinheta de Ana Starling para a MTV Brasil

“Design brasileiro hoje: fronteiras” exibe objetos, equipamentos domésticos e urbanos, utensílios, veículos, embalagens, luminárias, veículos, roupas, projetos editoriais, peças digitais e de vídeo.

Criação de Jun Nakao

A idéia da curadoria foi a de tornar visível a amplitude da produção de design no país, a variedade de abordagens e partidos e suas diferentes manifestações.

Talheres de Arthur de Mattos Casas para a Riva

“Pretendo mostrar o alcance do design, que está no nosso cotidiano desde que acordamos até a hora em que vamos dormir, mesmo que a gente não tenha uma percepção consciente dessa presença. Pretendo mostrar que esta é uma atividade multidisciplinar, que tangencia as artes visuais, de um lado; e a engenharia, de outro, e que tem a ver com antropologia, sociologia, psicologia, cultura etc. Por último, pretendo focalizar o momento de maior vitalidade do design brasileiro até hoje, que é justamente o período atual”, disse a curadora ao Blogdesign.

Cadeira "Radar" de Carlos Motta

Ex-diretora do Museu da Casa Brasileira, Adélia Borges tem no currículo exposições como  “Uma História do Sentar”, no Museu Oscar Niemeyer (PA); “Contemporary Brazilian Design”, no San Francisco Design Center (EUA); e “Kumuro – Bancos Indígenas da Amazônia”, no Carreau du Temple, em Paris.

Irmãos Campana para Melissa

Experiente na área de pesquisa e análise do design brasileiro, a curadora tem participado de encontos e congressos em países como Argentina, Austrália, México, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Espanha.

Skate "Folha Seca" da Fibra Design Sustentável

“Em todos esses locais, constato um enorme interesse pelo Brasil. O país passou de  “patinho feio”, acusado de meramente copiar, a protagonista no cenário internacional do design. Celebra-se a criatividade e inventividade de nossos designers, tantas vezes inspirada na tradição popular brasileira de criar com o que se encontra à mão, mesmo longe das condições ideais”, afirma.

"Manguebate", da tipos do Acaso

“Num ponto de vista mais amplo, isso corresponde a uma nova geopolítica internacional, ao florescimento das economias dos países denominados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e ao fato de que hoje os fluxos culturais são multidirecionais, não mais na direção exclusiva do hemisfério norte em relação ao hemisfério sul como era anteriormente”, diz.

Brincos "Satélite", de Antonio Bernardo

“Design brasileiro hoje” deve percorrer outras cidades brasileiras e um circuito de museus fora do Brasil.

"Maria", de Ronaldo Fraga

Cabide "Zigzag", da NoDesign

Exposição “Design brasileiro hoje: fronteiras”
Abertura:
7 de abril de 2009 (terça-feira), a partir das 20h
Visitas: 8 de abril a 28 de junho de 2009, de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
MAM: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3-  tel (11) 5085-1300
Ingresso: R$ 5,50

Deixe um comentário