Uma seleção de projetos com 150 itens entre mobiliário, objetos e ambientes criados pelo designer francês Patrick Jouin estará exposta de 29 de agosto a 27 de setembro no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil.
Além das produções para as prestigiosas Artemide, Cassina, Kartell, Alesssi e Ligne Rosset, Jouin assina vários projetos de restaurantes do chefe francês Alain Ducasse: Plaza Athénée e o Jules Verne, em Paris, e o Mix, em Las Vegas, Estados Unidos. Com Ducasse, Jouin criou a panela “pasta pot saucepan”, que estará na mostra. Mas os parisienses e os turistas que visitaram Paris nos últimos anos podem conhecê-lo pelo projeto das Vélib, as estações de bicicletas em que o usuário retira a sua e pode devolver em alguma das outras mais de mil estações pela cidade.
Um dos projetos high tech de Jouin é uma suíte para uma rede de hotéis, com sistemas inteligentes de aúdio e luz, que permitem a escolha de atmosferas – combinações de iluminação e sons, para estada e um sono melhor, de acordo com parâmetros indicados por especialistas.
O Tomie Ohtake vai expor também fotos dos trabalhos de arquitetos e paisagistas franceses premiados na edição 2007/2008 no projeto NAJAP (Novos Álbuns de Jovens Arquitetos e Paisagistas).
Patrick Jouin – de 29 de julho a 27 de setembro de 2009, com visitação de terça a domingo, das 11h às 20h e entrada franca.
Instituto Tomie Ohtake – av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo.