Na cidade de Malmö, terceira mais importante da Suécia e uma das mais verdes do planeta segundo entidades ecológicas, há cerca de 280 mil habitantes e 50 áreas de recreação para crianças e adolescentes em funcionamento.
Entre estas 50 áreas, 20 fazem parte de um grande projeto de restauração e criação de parques temáticos, com tamanhos, desenhos, cenografias e brinquedos diferentes, com temas como Selva, Espaço, Magia, Circo, Pesca, Contos de Fadas, Ecologia, Água, Animais, Música.
Os projetos de implantação são realizados com equipe multidisciplinar de arquiteto paisagista, designer e artistas para a criação de parques individualizados, que sensibilizem os usuários para o convívio com a natureza mas também as formas da realidade projetada.
A preocupação com a atividade ao ar livre para crianças está incorporada oficialmente ao urbanismo, ao design e à pedagogia suecas desde o fim dos anos 1930.
Em 1937, começou a sem implantado um programa nacional denominado Parkleken, para o planejamento e a construção de parques de recreação, com equipamentos urbanos, comunicação visual, brinquedos e esculturas visando estimular jogo e criatividade infantis.
Nos anos 1940, foram construídos os primeiros parques com equipamentos e brinquedos de madeira, com caixas e módulos que permitiam que as crianças criassem casas, móveis e objetos. Desde o princípio, a idéia dos parques é que haja brinquedos para diferentes idades, com graus de segurança e desafios dosados.
Em 1957, foi fundada a associação Skogsmullem, para a promoção da vida ao ar livre, com atividades para crianças em idade pre escolar e dos primeiros anos da escolarização. A maior parte das funcionárias era composta de mães donas de casa. Até 2007, 2 milhões de crianças já tinham passado pelos programas da associação.

Para os mais novos, a lagarta de madeira e molas, num parque dos Bichos, um dos mais tradicionais de Malmö
Na próxima quarta, 18 de novembro, a partir das 19h30, duas arquitetas paisagistas integrantes do Instituto de Arquitetura Sueco (MAS) que trabalham no projeto de recuperação e criação dos parques temáticos de Malmö farão uma palestra sobre o programa, como parte da exposição “Sementes Suecas”, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo: Karin Sjölin trabalha com parques e pontos de encontro há nove anos e é responsável pelo parque Contos de Fadas, dos mais populares de Malmö, e Caroline Larsson, que está no programa há 11 anos.
Exposição: “Sementes Suecas”
Palestra: “Playgrounds temáticos na cidade de Malmö – Arquiteto paisagista, designer e artista trabalhando juntos para recreação ao ar livre”
Data: 18 de novembro, às 19h30
Local: Museu da Casa Brasileira: av. Faria Lima, 2.705, São Paulo