Canudos premiados

Foto: site oficial da SFF / Designboom

O projeto das cadeiras “Straw” (canudo), dos alemães de Osko + Deichmann, venceu o primeiro prêmio da Stockholm Furniture Fair 2010, que se encerrou no sábado, 13 de fevereiro, na Suécia.

Foto: site oficial da SFF / Designboom

Homenagem explícita aos clássicos desenhos das tubulares de Marcel Breuer e Mart Stam, as cadeiras se diferenciam completamente da matriz inspiradora porque têm os tubos ocos dobrados e torcidos como se fossem mesmo canudinhos de plástico. Os criadores descrevem o projeto como a única inovação nas clássicas cadeiras tubulares nos últimos 80 anos. “Alguns podem chamar de blasfêmia. Para nós, é reformulação”, escreveram, na apresentação feita no ano passado.

Foto: site oficial da SFF / Designboom

O recurso dá leveza e a impressão de que a cadeira é moldada manualmente. Bem diferente das imagens de exatidão e solidez que as cadeiras da Bauhaus traduziam.

O projeto da “Straw” já havia sido apresentado em 2009, na mostra “Profetas e Penitentes, Confissões de uma Cadeira”, realizada no oratório da igreja de Sant´Ambrogio, em Milão. Um vídeo da exposição que tem um take rápido da cadeira está no site do projeto. Abaixo a “Straw”, inspirada na Cantilever Chair, de Breuer.

Foto: site Osko + Deichmann

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s