O projeto das cadeiras “Straw” (canudo), dos alemães de Osko + Deichmann, venceu o primeiro prêmio da Stockholm Furniture Fair 2010, que se encerrou no sábado, 13 de fevereiro, na Suécia.
Homenagem explícita aos clássicos desenhos das tubulares de Marcel Breuer e Mart Stam, as cadeiras se diferenciam completamente da matriz inspiradora porque têm os tubos ocos dobrados e torcidos como se fossem mesmo canudinhos de plástico. Os criadores descrevem o projeto como a única inovação nas clássicas cadeiras tubulares nos últimos 80 anos. “Alguns podem chamar de blasfêmia. Para nós, é reformulação”, escreveram, na apresentação feita no ano passado.
O recurso dá leveza e a impressão de que a cadeira é moldada manualmente. Bem diferente das imagens de exatidão e solidez que as cadeiras da Bauhaus traduziam.
O projeto da “Straw” já havia sido apresentado em 2009, na mostra “Profetas e Penitentes, Confissões de uma Cadeira”, realizada no oratório da igreja de Sant´Ambrogio, em Milão. Um vídeo da exposição que tem um take rápido da cadeira está no site do projeto. Abaixo a “Straw”, inspirada na Cantilever Chair, de Breuer.