Livro “Design Total” analisa projetos seminais do escritório Cauduro & Martino

A profusão de letras e sinais da avenida Paulista se alterna com imagens de Brasília organizada, celebrando na paisagem sem história a implantação da utopia modernista no país. Esse contraponto entre caos e ordem conquistada é o “prólogo visual” de “Design Total – Cauduro Martino”.

As fotos dos anos 1960, de João Carlos Cauduro, foram escolhidas pelo autor Celso Longo para instigar o leitor e apresentar uma das obras mais importantes da história do design do país.

O volume analisa cinco projetos dos arquitetos João Carlos Cauduro e Ludovico Martino: Metrô de São Paulo (1967), zoológico (1972), avenida Paulista (1973), Sistema Municipal de Transportes (1974) e Banespa (1975).

Fundado em 1964, o escritório Cauduro Martino reuniu os arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP nos anos 1950. Chegou a ter mais de 50 colaboradores e foi responsável pela definição do design gráfico moderno no Brasil, trazendo para o espaço urbano a criação de identidades visuais e sua normatização. Artigo publicado na Folha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s