A capital ainda não tinha sido inaugurada quando o pernambucano Aloísio Magalhães (1927-1982) lançou o seu “Doorway to Brasília” (porta de entrada para Brasília), em 1959. Foi o primeiro livro sobre a cidade e uma das experiências gráficas mais radicais da história editorial do país até aquele momento.
Partindo de fotos de prédios, de operários nas obras e da natureza do cerrado, Magalhães e o gravador e professor americano Eugene Feldman experimentaram alterações de cores, contrastes e closes e fizeram uma impressão panorâmica inédita, pelo formato e pela tiragem, de 2.000 exemplares.
O livro, com textos de John dos Passos, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, marcou também um momento importante da vida de Magalhães.
Pintor com destaque dentro e fora do Brasil, prêmios e participações em bienais de São Paulo, Magalhães estava se distanciando da pintura e começando a se dedicar ao mundo do design.
Fundou em 1960, no Rio, o que viria a ser o maior escritório de design gráfico do país por mais de duas décadas. Artigo publicado na Folha