Ninhos de Lina Bardi são vendidos pela 1ª vez no Brasil

Ler, pensar, deitar, dormir e se aninhar. Eram os usos indicados pela projetista para a sua peça. O ano era 1951.

Uma época de intensa atividade criativa e de afirmar sua escolha pelo território, construindo seu primeiro projeto arquitetônico, a Casa de Vidro, e naturalizando-se na terra escolhida, o Brasil, “país inimaginável, onde tudo era possível”.

A criadora era Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, urbanista, designer e apaixonada pela cultura brasileira.

Em 1953, aninhada na sua cadeira “Bowl”, em diferentes posições, ela posou para a revista “Interiors”, em fotos que se tornaram emblemáticas de seu espírito livre e irreverente. No artigo, intitulado “Bowls, Baskets and Bags” (“Tigelas, Cestas e Sacos”), a revista comparava o projeto da “Bowl” a cadeiras de designers como Eero Saarinen.

Mas Lina não chegou a ver produzidos comercialmente os seus ninhos, que só passaram a ser fabricados neste século, pela empresa italiana Arper. E quase 65 anos depois de serem desenhadas, as Bowl importadas chegam ao mercado brasileiro, comercializadas pela Dpot.

De uma tiragem de 500 exemplares, autorizada pelo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, que detém os direitos sobre os projetos da arquiteta, cem cadeiras são destinadas às vendas no Brasil. Os preços são em torno de R$ 39 mil.

“O que é novo nessa peça de mobiliário, o que é absolutamente novo, é o fato de a cadeira poder se movimentar para todos os lados, sem precisar de nenhum mecanismo mecânico, tudo acontece apenas por sua forma esférica. Não há outras peças de mobiliário como essa”, escreveu.

A “Bowl” é uma concha encaixada sem fixação sobre um aro tubular com quatro pés. É feita artesanalmente na Itália e tem uma edição com revestimento de couro preto e uma versão em tecido, com sete cores diferentes.

As almofadas podem ser da mesma cor da concha ou em dois tons diferentes. O lançamento está marcado para ocorrer na Design Weekend, na loja Dpot (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250, Jardins).

http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2015/08/1666224-apelidadas-de-ninhos-cadeiras-de-lina-sao-vendidos-pela-1-vez-no-brasil.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s