Construir um mapa das árvores locais com características e cuidados para sua manutenção é vital para recuperar o verde nas cidades. Essa é a tese do projeto Viva Floresta. Para possibilitar um trabalho colaborativo nessa direção, a empresa lançou um aplicativo para celular e site de cadastro das árvores nativas da Mata Atlântica na Grande São Paulo.
Já disponível para celulares com Android e para iPhone, o aplicativo está construindo, de maneira coletiva, um banco de dados aberto sobre as árvores urbanas. O projeto foi apresentado em setembro último durante a TED São Paulo – Futuro Melhor. TEDs são eventos que reúnem pessoas para compartilhar experiências interessantes em séries de palestras breves.
“A missão do Viva Floresta é transformar cada pessoa em um plantador de árvores. Plantar árvores na verdade é muito fácil, a natureza já desenvolveu esse software há milhões de anos. A maior parte das sementes brota. Tudo que você precisa é saber que espécie é aquela, colocar na terra e regar uma vez por dia”, diz o jornalista Ricardo Anderáos, idealizador do projeto.