A movimentação estrutural causada pelos passos dos 34 mil viajantes e transeuntes que circulam por hora pela Victoria Station, de Londres, pode acender 6,5 mil lâmpadas.
Estes são os cálculos divulgados pelos engenheiros britânicos que estão planejando a criação de sistemas captadores, geradores e armazenadores de energia que devem ser instalados sob os pisos de supermercados, shoppings, estações e locais de grande circulação.
Além da energia gerada pela movimentação estrutural causada pela circulação de gente, o sistema poder absorver e transformar o impacto da movimentação de trens e veículos e teoricamente pode ser usado em qualquer lugar.
A notícia foi publicada pelo “Times” dia 8 e hoje replicada por vários blogs. No “Core77“, o blogueiro William Bostwick propõe que a idéia seja amplificada para as pistas de dança, de onde vem a inspiração dos pisos iluminados pelo movimento.
Liver pensar é só pensar, imagine como as academias de ginástica poderiam absorver e usar a “tração animal” dos frequentadores. Pelo menos para moer cereais das barrinhas consumidas pelos alunos, talvez já desse para o gasto.