O designer Chang Ting Jen bombou nas listas, sites, zines e blogs de design com essa idéia no mínimo instigante, que está na International Bicycle Design Competition, com o nome de Backpack Bicycle. A bike é completamente dobrável e vira uma mochila de 60 cm. Pode ser levada para qualquer lugar. Segundo Jen, o protótipo pesa 5,5 kilos e o produto pode ficar ainda mais leve se algumas partes forem desenvolvidas em plástico.
Viajantes e trabalhadores que usam bike para o transporte diário são o público alvo. As vantagens para quem tem problemas para estacionar a magrela ou para quem usa a bike para percursos combinados com trens, metros, barcos e ônibus também são fáceis de perceber.
A bike de Jen ainda parece longe de chegar às lojas, mas é bem mais charmosa que a já existente no mercado. Com preço de US$ 250 (segundo loja online) e feita em alumínio, a outra bike dobrável também pesa pouco, cerca de 12 libras, e já é um adianto na facilidade de transporte em aviões, trens e metrôs em relação às bicicletas não-desmontáveis. Mas ainda é um trambolho que tem de ser empurrado e tem rodinhas muito pequenas.
Potencialmente mais leve que as duas outras bikes, está a criada pelo estudante inglês Phil Bridge. É uma bicicleta de papelão. A produção poderia ficar bem muito mais barata, o que dá imediatamente mais pontos na escala dos projetos ecologicamente corretos. Mas ainda há muito a desenvolver no desenho, segundo Bridge. A bike de papelão voltou para a prancheta.
