A casa do Xingu

Arquitetura, função social e dimensão simbólica serão aspectos destacados na mostra fotográfica “A Casa Xinguana” que abre dia 26 de julho no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Serão 46 painéis fotográficos com imagens preto e branco feitas pelo antropólogo e fotógrafo Milton Guran nos últimos 30 anos nas aldeias Kamayurá e Kuikuro, no Parque Nacional do Xingu.

Uma maquete e uma representação animada ilustram as etapas construtivas das moradas.

Texto do especialista nas culturas indígenas da Amazônia e antropólogo do Museu Nacional (UFRJ) Carlos Fausto analisa o tema.

Guran expõe seu trabalho fotográico sobre os índios desde 1979. A mais recente foi “Viva Yanomami”, em 2005, no Centre Intermondes, La Rochelle, França.

A mostra sobre a casa do Xingu faz parte do núcleo de exposições Projeto Casas do Brasil, implantado em 2006 no MCB, com o objetivo de criar um inventário visual das formas de morar no Brasil.

Em 20 de agosto, haverá debate com Milton Guran, Carlos Fausto e Mutua Mehinaku Kuikuro, presidente da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu.

O Museu fica na av. Faria Lima, 2705 (tel. 55 11 3032-3727), São Paulo. Visitação: de 27 de julho a 14 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s