Arquitetura, função social e dimensão simbólica serão aspectos destacados na mostra fotográfica “A Casa Xinguana” que abre dia 26 de julho no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Serão 46 painéis fotográficos com imagens preto e branco feitas pelo antropólogo e fotógrafo Milton Guran nos últimos 30 anos nas aldeias Kamayurá e Kuikuro, no Parque Nacional do Xingu.
Uma maquete e uma representação animada ilustram as etapas construtivas das moradas.
Texto do especialista nas culturas indígenas da Amazônia e antropólogo do Museu Nacional (UFRJ) Carlos Fausto analisa o tema.
Guran expõe seu trabalho fotográico sobre os índios desde 1979. A mais recente foi “Viva Yanomami”, em 2005, no Centre Intermondes, La Rochelle, França.
A mostra sobre a casa do Xingu faz parte do núcleo de exposições Projeto Casas do Brasil, implantado em 2006 no MCB, com o objetivo de criar um inventário visual das formas de morar no Brasil.
Em 20 de agosto, haverá debate com Milton Guran, Carlos Fausto e Mutua Mehinaku Kuikuro, presidente da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu.
O Museu fica na av. Faria Lima, 2705 (tel. 55 11 3032-3727), São Paulo. Visitação: de 27 de julho a 14 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h.

