Novo MIS

A sede do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, construída nos anos 1970, e conhecida como Caixa Forte, reabre no próximo sábado, dia 9, depois de uma ampla reforma. O projeto é dos arquitetos Álvaro Razuk e Camila Fabrini e foi o vencedor de um concurso que envolveu quatro escritórios.A mudança do acesso principal, a abertura da grade que separa o MIS do Museu da Escultura e a construção de uma marquise de ligação da entrada principal à avenida Europa são as mudanças mais perceptíveis na área externa. Internamente, o prédio de 5 mil metros quadrados teve profunda reformulação, para adequar seus espaços às demandas de produção digital e pesquisa de novas mídias.

“Uma das principais mudanças foi a reorganização dos espaços internos do museu, que eram muito recortados, difíceis de compreender visualmente. Hoje existe melhor aproveitamento”, diz o arquiteto Alvaro Razuk. Acima, foto do espaço redondo, por Ding Musa.

No térreo, pela entrada da avenida Europa, agora se tem acesso à nova midiateca (onde ficam computadores, TVs, aparelhos de DVDs, títulos do acervo, publicações), uma área de acesso à internet, uma chapelaria, uma área de atendimento educativo e o auditório modernizado, com novo tratamento acústico e equipamentos de projeção mais sofisticados, e os seus 150 lugares.

Pela entrada da rua Bucareste, fica o acesso ao coração do MIS, que é o seu acervo, de mais de 300 mil títulos. Com registros e depoimentos em áudio ou vídeo de artistas como Tarsila do Amaral, arquivos da Vera Cruz e do acervo de Paulo Emilio Salles Gomes, o material vem sendo catalogado e tratado pelas equipes de Gina Machado e Regina Davidoff desde o ano passado.

No primeiro andar, a reforma criou uma grande área expositiva, de 530 metros quadrados.

No segundo andar, a novidade foi a criação de um estúdio de som, que, através de um sistema de cabeamento inteligente, pode gravar online o que for produzido nos auditórios. Foi reformulado também o auditório de 70 lugares e há espaço para workshops, sala de edição de áudio e vídeo e uma oficina de interface.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s