O designer alemão Konstantin Grcic é o curador convidado para a primeira exposição de design da Serpentine Gallery, em Londres. Grcic trabalhará com o grupo curatorial da galeria, composto por Julia Peyton-Jones, Hans Ulrich Obrist e Kathryn Rattee. A notícia circulou hoje na “Design Week”. Grcic teve exposição de 25 anos de trabalho no Design Museum de Londres, em 2007.
A mostra “Real Design” vai de 26 de novembro a 7 de fevereiro de 2010 e deve exibir objetos de uso corrente -ainda em produção ou à venda. Terá uma área para exibir origens e processos de produção de alguns dos objetos expostos.
A idéia de convidar um curador para selecionar e desenhar a exposição, segundo informa a galeria, é extensão do conceito do pavilhão da Serpentine, que desde 2000 é renovado com projeto de artista ou arquiteto de destaque.
Até 18 de outubro, está montado o pavilhão do grupo japonês Sanaa, formado por Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. O Sanaa é responsável pelo desenho do New Museum de arte contemporânea, de Nova York, e suas obras já foram expostas em São Paulo, em 2008, no Tomie Ohtake.
Localizado em Kensington Gardens, o pavilhão já teve projetos de Zaha Hadid, Daniel Libeskind, Oscar Niemeyer, Rem Koolhaas e Olafur Eliasson, entre outros.
O vídeo aqui inserido mostra imagens dos projetos do pavilhão e um making of do projeto do Sanna, uma espécie de marquise espelhada, que pode ter inspiração niemeyeriana.