História, retórica, ética e prática na nova coleção “Pensando o Design”, com seis títulos

Um dos volumes da coleção "Pensando o Design"

Planejada pelos organizadores Carlos Zibel, Marcos Braga e Priscila Farias para suprir a carência de livros em português sobre história do design, a relação entre design e tecnologia e a prática do design no Brasil, será lançada nesta quarta, 1º de dezembro, a partir das 18h30, a coleção “Pensando o Design”, da editora Blucher. O lançamento será na livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista (r. Treze de Maio, 1.947, Paraíso), em São Paulo.

A coleção nasce com seis volumes: “Video games – História, Linguagem e Expressão Gráfica”, de Alan Richard da Luz; “O Design Brasileiro de Tipos Digitais”, de Ricardo Esteves; “Metadesign – Ferramentas, Estratégias e Ética para Complexidade”, de Caio Adorno Vassão; “Do Desenho Industrial ao Design no Brasil”, de Milene Cara; “Tipologia Vernacular Urbana”, de Fátima Finizola e “Retórica do Design Gráfico”, de Licinio de Almeida Júnior e Vera Lúcia Nojima. Os livros têm entre 80 e 140 páginas e custam de R$ 20 a R$ 25.

Em entrevista ao Blog Design, a professora Priscila Farias diz que o objetivo da coleção é publicar textos originais, mas acessíveis, sobre temas relevantes para o debate contemporâneo na área.

“Selecionamos trabalhos que possam trazer novas idéias, para alunos, professores e profissionais interessados. Para esta primeira ‘fornada’ de seis volumes escolhemos trabalhos inéditos, de mestres e doutores. São textos acadêmicos adaptados. Não são reflexões pessoais, especulativas, mas sim resultado de investigações de cunho científico, que passaram pelo crivo não só do orientador, mas também de bancas avaliadoras”.

Para Priscila, a existência da coleção mostra que o ensino do design amadureceu no país. “Encontrar tantos textos de qualidade e adequados para um certo escopo editorial, produzidos no contexto acadêmico, é consequência da maturidade e da ampliação da pesquisa na área de design. Em menos de 10 anos, passamos de dois para 12 programas de pós-graduação na área no Brasil. A produção resultante das dissertações e teses, bem como das pesquisas realizadas pelos professores destes programas é riquíssima, embora nem sempre bem divulgada”.

O público alvo da coleção são estudantes de graduação e pós-graduação design. “Acredito que a coleção tem qualidade suficiente para servir de referência não apenas para leitores brasileiros, mas também para a comunidade internacional de pesquisa em design, que também cresceu nos últimos anos, e está interessada no pensamento sobre design produzido no Brasil.”

Aos seis primeiros volumes, devem se somar não apenas textos integrais, mas também coletâneas, e até traduções. “O espectro de temas que esperamos abordar inclui design visual, design de produto, design para mídias eletrônicas e digitais, design têxtil e de vestuário, design para ambientes construídos, teoria & história do design e design & sociedade, entre outros”.

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