Transparências texturizadas

A aparência é de uma escultura. Uma estrutura de aço encapada com filme de poliuretano. Uma cadeira onde o usuário parece flutuar é o destaque da mostra do estúdio japonês Nendo na galeria Jannone de Milão como evento paralelo ao Salão do Móvel, que vai de 12 a 17 de abril.

Fotos: Masayuki Hayash / site Nendo

A cadeira quase invisível é um dos quatro objetos da nova coleção do estúdio Nendo, intitulada Textured Transparencies. A idéia de toda a coleção é causar efeitos visuais entre a transparência e a opacidade, em diferentes materiais.

A luminária também usa um tipo de filme que é semitransparente quando visto diretamente e transparente quando vista em ângulo, de forma transversal. A lâmpada é colocada no centro deste anel revestido de filme, proporcionando também uma sensação de invisibilidade do contorno.

A mesa transparente usa acrílico trabalhado com textura e dimensões semelhantes às das placas de madeira de assoalhos. São duas colorações. Visto de longe o tampo parece opaco. Ao seu aproximar se revela a transparência.

O estúdio Nendo nasceu em 2002 em Tokyo e estabeleceu um escritório em Milão em 2005. Chefiado pelo canadense Oki Sato, tem dez integrantes.

Também nesta época o Nendo exibe em Milão uma cadeira de aço que imita bambu (bamboo-steel chair), na Triennale, parceria com o projeto Yii, na mostra dedicada a este projeto de design de Taiwan.

“Ficamos apaixonados pelas técnicas de artes aplicadas e mobiliário de bambu e decidimos retirar nossa inspiração daí, em vez de trabalhar com o material propriamente dito. Aplicamos essas técnicas artesanais do bambu em tubulares de aço, que podem ser produzidos em série e com níveis de qualidade estáveis. O resultado é que o metal ganhou um aspecto mais maleável.

Segundo a definição do estudio Nendo, a cadeira de bambu é o resultado do diálogo com os artesãos e um símbolo dos novas possibilidades para o cruzamento entre as artes aplicadas e diferentes técnicas e materiais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s