Cena da animação narrada por Pharrell Williams explicando a coleção de jeans G-Star Raw for the Oceans
A partir de 15 de agosto, calças, bonés, camisas e jaquetas de jeans feitos com uma fibra criada a partir de lixo plástico retirado do mar devem começar a ser vendidos pela marca holandesa G-Star Raw, em lojas e on-line. Segundo a empresa, que tem mais de 5 mil pontos de venda espalhados pelo mundo, a produção da primeira fornada da coleção Outono-Inverno 2014, “G-Star Raw para os Oceanos”, reciclou 10 toneladas de plástico vindas do mar.
A marca usa um desenho de um polvo, batizado de Otto, em estampas, forros, etiquetas e nas animações da campanha publicitária, como a que ilustra essa coluna. O garoto-propaganda é o músico Pharrell Williams, também jurado do “The Voice” e dono da empresa que fabrica a fibra, a Bionic Yarn.
A produção dessa linha de roupas faz parte de um projeto maior, o Vortex, criado em 2013 e que atua para retirar o lixo plástico do mar e dar a ele uma destinação não poluente. O nome alude às enormes ilhas de lixo flutuantes nos oceanos. Coluna sobre o Lixo no site da Folha