Precisamos falar mais sobre a água. Com todo mundo. Sempre que houver oportunidade. Precisamos parar de jogar a água tratada no lixo. Precisamos adotar o reúso em casa e no trabalho. Precisamos aprender a ver e cuidar melhor dos rios urbanos. Precisamos proteger os mananciais. Precisamos saber que água já está chegando pelo cano. E o que fazer quando ela faltar por mais tempo.
O mês das chuvas acabou e os níveis de água dos sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo não atingiram níveis necessários para afastar a crise.
A situação não é restrita à cidade. Sudeste e Nordeste, as duas regiões mais populosas do Brasil, com quase 70% da população, enfrentam uma seca severa. Os reservatórios de água das duas regiões, tanto para abastecimento como para geração de energia, poderão entrar em colapso, no próximo ano, caso a estação chuvosa do verão fique abaixo da média histórica.
Esse alerta foi feito pelo meteorologista Carlos Nobre, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e referência em estudos sobre mudanças climáticas, na terça (9), na Câmara dos Deputados. Nobre participou de audiência pública promovida pela comissão especial que analisa a crise hídrica.