Mostra exibe e debate filme essencial sobre desperdício de comida

Eles chegam de noite, de bike, e reviram os containers de lixo de um condomínio. Encontram frutas, verduras e pães em bom estado. Colocam nas mochilas e levam embora. “Faço compras só a cada duas semanas”, diz um deles.

A cena da atividade da dupla abre o filme “O Sabor do Desperdício” (“Taste the Waste”) , documentário que mostrou o perverso caminho da comida da fazenda até o prato. No percurso, mais da metade dos alimentos cultivados na Europa vai para o lixo, sendo que a maior parte deles nem chega às casas dos consumidores. A cada ano, 90 milhões de toneladas de comida são jogadas fora.

É o caso das batatas, tomates e pepinos que estão fora de padrões de cores, formatos e tamanhos analisados detalhadamente pelos produtores para atender às exigências de grandes varejistas e supermercados de comida. Não são critérios nutricionais, mas puramente estéticos, como comenta um fazendeiro alemão que dá depoimento no documentário. Os pepinos tortos, por exemplo, são descartados porque não cabem nas caixas!

O filme marcou a discussão sobre desperdício de comida na cadeia produtiva e se mantém como estrela de festivais sobre aproveitamento de resíduos e economia circular desde 2011, quando foi lançado. Não é para menos. É um documentário impactante e ainda atual.

http://folha.com/no1702926

Deixe um comentário