Jogos do Clima atacam com humor maquiagem verde das empresas na COP21

Até o dia 11, acontece em Paris a COP 21, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que quer chegar a um acordo para reduzir emissões de gases do efeito estufa, limitando em 2ºC o aquecimento da atmosfera até 2100, em comparação com níveis pré-industriais. Um de seus desafios é fazer com que países ricos e pobres concordem sobre compensações de danos causados ao meio ambiente.

As grandes corporações empresariais que se movimentam em volta dos governos e que patrocinam essa cúpula do clima têm um único interesse: fazer lobby para manter a economia global exatamente como está e seguir obtendo seus lucros baseados na economia de combustíveis fósseis.

Essa é a tese central do Brandalism (fusão das palavras Brand, de marca, e Vandalism), movimento que quer desmascarar a maquiagem verde, o greenwashing, técnica usadas pelas empresas para apresentar como ecologicamente corretos iniciativas, políticas e produtos que não são sustentáveis de fato.

O movimento conquistou visibilidade com a campanha de cartazes irônicos criados por 80 artistas, Bansky entre eles, que invadiu os murais de anúncios de rua de Paris a partir do dia 27 de novembro. Com design gráfico bem acabado, as peças satirizam empresas gigantes da economia baseada no petróleo, como Volkswagen e Air France, e governos de países desenvolvidos como Inglaterra, Estados Unidos, Japão e França.

http://folha.com/no1715179

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s