Lixo: Empresas, catadores e governo assinam acordo de embalagens

Após quatro anos de discussões, consulta pública e ajustes, foi assinado na última quarta (25) o maior acordo setorial de logística reversa do país, o que regulamenta o fluxo das embalagens pós-consumo.

Se for colocado em prática, deve triplicar o número de postos de entrega voluntária (PEVs) de recicláveis em pontos comerciais como lojas e supermercados em sua primeira fase e fará as empresas que produzem, usam e revendem embalagens investirem nas etapas de coleta, separação, tratamento e compra desses materiais.

Também são previstos investimentos em estratégias de comunicação, com campanhas de conscientização sobre a necessidade de separação adequada de resíduos domésticos e a construção de um sistema estruturado de monitoramento e rastreamento de dados sobre resíduos, a ser custeado pelas empresas.

O acordo das embalagens é peça fundamental para a regulação da reciclagem da parte seca do lixo comum, que inclui recipientes plásticos, latas de alumínio e papel. Estabelece as responsabilidades compartilhadas da indústria, comércio, prefeituras e cidadãos em relação ao fluxo de coleta e tratamento desses resíduos, com metas, cronograma e forma de avaliar o atingimento dessas metas.

http://folha.com/no1711847

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s