Série traz desenhos de artistas brasileiros em álbum para colorir

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

Lançamento: Série Artistas Brasileiros
Quando: sábado, dia 21, das 11h às 14h
Onde: Masp (Museu de Arte de São Paulo, av. Paulista, 1.578)
Quanto: R$ 9,00

Uma manhã de autógrafos no sábado lança no Museu de Arte de São Paulo quatro números da série Artistas Brasileiros, uma coleção de álbuns para colorir para crianças.

Produzidos pela editora Callis, os álbuns são comercializados com uma caixa de giz de cera e foram estruturados pela psicóloga e educadora Lilian Ring, dona da loja de brinquedos criativos Infantaria.

A primeira remessa de álbuns traz as obras dos artistas Ciro Cozzolino, Carmela Gross, Luiz Paulo Baravelli e Alex Cerveny.

“Na minha convivência com as crianças, percebia que elas conhecem obras de Van Gogh, Miró e alguns artistas brasileiros mais famosos, como Tarsila e Di Cavalcanti, mas não têm referência nenhuma sobre os contemporâneos”, diz Lilian, 37.

Impulso

Os álbuns têm por objetivo familiarizar as crianças com os traços da arte brasileira. “Um papel sempre em branco assusta a criança. Colorir um trabalho de um artista pode dar um impulso para que a criança crie o dela”, argumenta Lilian, em texto que apresenta a coleção.

Os álbuns são quadrados, de 30 X 30 cm, com 12 páginas, sendo 10 páginas de desenhos para colorir. O projeto gráfico é de Kiko Farkas e a coordenação editorial de Lilian.

Luiz Paulo Baravelli fez no seu álbum contornos de caras e caretas. “Eu fazia estes desenhos de ponta-cabeça para meu filho Rafael quando ele tinha uns seis ou sete anos. Ele se divertia muito e espero que você também se divirta”, escreve o artista na apresentação.

O artista plástico Ciro Cozolino propõe cenas extraterrestres, apresentadas pelo Professor Chipstein. Motivos circenses, um mapa-mundi, um edifício e um retrato de Mozart integram o álbum divertido de Alex Cerveny.

“O projeto deste livro foi se arranjando para reunir bichos, crianças e desenhos – primeiro juntei corpo com corpo, cabeça com perna, rabo com rabo, costas com barriga…”, escreve Carmela Gross, na abertura do seu livro que espelha silhuetas de animais.

Lilian já prepara novos álbuns com os artistas Renina Katz e Guto Lacaz, entre outros.

No lançamento de sábado, será colocado no Masp um painel de 32 metros, com molduras onde serão afixados desenhos já coloridos por 64 crianças.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s