A mostra da entidade francesa de valorização da inovação no mobiliário, VIA, na Zona Tortona, em Milão, durante o período dos salões de design, traz projetos Philippe Nigro (com dois projetos), Itamar Burstein, Constance Guisset (dois projetos) e mais oito designers que obtiveram apoio, divulgação e produção de protótipos este ano.
Nigro é um dos expoentes da geração e já foi apoiado pela VIA em outras iniciativas nos anos anteriores. Suas cadeiras “Twin” são complementares. Empilhadas, viram uma cadeira só. Ideais para economia do espaço. O projeto da base “universal” para mesas também se destaca pela simplicidade e bom desenho, resolvendo com pouca ferragem e sistema simples de ajuste o programa de uso.

Economia de espaço e bom desenho do projeto das cadeiras "Twin" de Nigro, editadas pela Ligne Roset; Fotos - Marie Florès

Ferragem de encaixe simples e versátil na base universal para mesas de Philippe Nigro, editado pela Ligne Roset; Foto - Marie Florès
Pela praticidade e bom desenho, a estante de Burstein também se destaca. É leve, feita com peças modulares, de madeira sem pintura, montada apenas com encaixes de pinos em cavilhas. O empacotamento é simples, reduzido, e a montagem ultrafácil.
O protótipo para a mostra foi feito por uma das empresas que se beneficiam do ciclo de empregos gerado pelas mostras do programa francês, a produtora de protótipos La Fabrique, representada por Fabrice Poncet, que mostrava o produto explicando seus componentes para os visitantes.
Todos os minifolhetos de divulgação das peças da exposição da VIA trazem nos créditos os responsáveis pelos protótipos, além dos materiais e dimensões.