Bagagem [compras mundo afora]: Mercado sueco

Loja de design na Suécia renova coleção toda semana e lança criadores

MARA GAMA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Novos e selecionados, toda semana. É o slogan da rede sueca de lojas DesignTorget (http://www.designtorget.se), com sede em Estocolmo, filiais em Malmö, Gothenburg, Uppsala e mais quatro cidades da Suécia e, desde o ano passado, também em Oslo, Noruega.

E a ideia é levada a sério. Na DesignTorget há uma grande quantidade e variedade de objetos para cozinha, banheiro, brinquedos, papelaria, tecidos, relógios, itens de jardinagem, bolsas, sacolas, cabides, livros.

Semanalmente, novos produtos aportam nas prateleiras. Para os viajantes em busca de presentes e para os novidadeiros em geral, belezura. Para manter essa renovação, há um projeto diferenciado de loja, que se orgulha da sua conexão direta com os designers criadores dos objetos e com as escolas de design da Suécia.

Fundada há 16 anos, tendo como primeiro espaço o piso térreo da Casa de Cultura de Estocolomo, a DesignTorget nasceu em plena recessão econômica, como mercado aberto e alternativo para que os designers pudessem vender seus objetos. Daí o nome. Torget é sinônimo de mercado, como local de venda. Os idealizadores não estão mais à frente do negócio, mas o espírito original se mantém, reformulado em bases muito interessantes.

Toda semana, uma comissão de designers profissionais se reúne e seleciona itens para aquisição e venda. Funciona como um concurso. Os candidatos enviam seus projetos e, caso aceitos, são vendidos em consignação. Os produtos, de designers novos ou já famosos, ficam por tempo limitado à venda, dependendo da demanda. O porta-bananas da foto é um dos campeões de vendas. 42 mil unidades, em três anos.

Funcionalidade, novas ideias, incentivo à produção local e projetos bem-humorados são alguns tópicos avaliados. Outra exigência para ser aceito é que a DesignTorget seja a primeira a vender o objeto.

Além dessa forma diferente de captar projetos, a loja exibe, junto aos produtos recentemente adquiridos, cartões, em formato de postais, com biografia dos designers autores. Anualmente, segundo a coordenadora de marketing, Malin Löfmark, a rede lança cerca de 20 designers no mercado.

Alguns objetos que são vendidos na DesignTorget estarão expostos na mostra “Sementes Suecas – a Suécia desenha para crianças”, que começa na próxima terça, dia 17, no Museu da Casa Brasileira (av. Brig. Faria Lima, 2.705), em São Paulo.

MARA GAMA é ombudsman do UOL e edita o blog http://blogdesign.blog.uol.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s