Museu de Zaha Hadid em Roma

Aberto para visitação, o MAXXI, museu nacional do século XXI, em Roma. Foto Designboom

Aberto para visitação, o MAXXI, museu nacional do século XXI, em Roma. Foto Designboom

Com 29 mil metros quadrados de área total, sendo 10 mil metros destinados à área expositiva e 6 mil para serviços como auditório, biblioteca, livraria e centro multimídia, abriu para tour arquitetônico o museu nacional de arte do século XXI, em Roma, desenhado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, Pritzker de 2004.

A obra consumiu 150 milhões de euros e 10 anos. A inauguração oficial é na primavera (européia) de 2010.

Crítica positiva no “The New York Times” considera a obra uma espécie de renascimento da Itália para a contemporaneidade. O crítico Nicolai Ouroussoff finaliza seu texto como a frase: “Se o Papa (Urbano VIII) fosse vivo, estaria tomando café da manhã com Zaha Hadid planejando a próxima empreitada”.

O crítico quer sublinhar a ousadia da construção, numa cidade em que a carga histórica parece ter sufocado a possibilidade de uma imagem do presente. Urbano VIII é tido como um dos grandes construtores de obras para marcar época, sem muitas preocupações com a preservação do patrimônio (se é que se pode falar na idéia de patrimônio no contexto italiano dos séculos 16 e 17, época em que Urbano VIII, da família Barberini, viveu).

Na fortificação do Castelo de Sant´Angelo, no Vaticano, mandou retirar vigas da época de Roma antiga para a fundição em canhões.

Tido como bárbaro por conta desta e de outras iniciativas, Urbano VIII foi quem contratou o arquiteto e escultor Gian Lorenzo Bernini, maior nome do Barroco, para grandes obras em Roma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s