Cortiça em destaque

Reciclável, natural e renovável, a cortiça e a estrela da coleção Materia, desenvolvida com a curadoria do núcleo português experimentadesign, o maior grupo de mobilização, ação e projetos de design daquele país.

Lançada durante o Salão do Móvel de Milão, encerrado no último dia 17, a série de objetos será apresentada ao público português em 5 de maio, em Lisboa.

Materia busca explorar novas formas de utilização da cortiça, revelando a versatilidade do material, por causa de suas qualidades técnicas e táteis. Leveza, plasticidade, impermeabilidade, durabilidade são explorados nos objetos da coleção.

Além de seis estúdios portugueses – Daniel Caramelo, Fernando Brizio, Miguel Vieira Baptista, Pedrita, Marco Sousa Santos e Filipe Alarcao – , a experimentadesign, que idealizou todo o projeto, chamou quatro grupos de fora do país para trabalhar com o material bem conhecido e apreciado pela cultura lusitana. O grupo BIG-GAME, o estúdio francês de Inga Sempé, o japonês Nendo e o britânico Raw Edges.

A corticaria Amorim, uma das mais tradicionais de Portugal, comissionou o projeto.

Portugal é o maior exportador de cortiça no mundo. O país concentra mais de 32% da área mundial de sobro – conjunto de sobreiros, árvore de onde se retira a cortiça – e transforma 70% da produção mundial de cortiça.

Você pode fixar com pins, em alturas variadas, qualquer cupola de papel na luminária Pinha. A Pinha foi desenhada pelo estudio Raw Edges, de Londres

A árvore da cortiça vive em média 200 anos. Começa a ser tratada – descortiçada – aos 25 anos. A partir dos 40 anos de vida do sobreiro, a cortiça obtém qualidade para a produção de rolhas.

“A cortiça é um material fantástico, natural e com um forte apelo emocional que não foi ainda explorado completamente”, disse a curadora Guta Moura Guedes, organizadora e curadora da experimentadesign, sobre o projeto, para a Domus Itália. A intenção coleção foi criar objetos simples e inovadores com este material que é comum e conhecido.

Prato e bowl desenhados por Inga Sempé para serem presos em superficie fixa de uma mesa ou banco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s