O interior do Estado de São Paulo inaugurou oficialmente sua primeira usina de energia do gás que vem do lixo. É a usina de Guatapará, que usa como matéria prima os resíduos domésticos de 20 cidades da região nordeste de SP, entre elas Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Sertãozinho.
Cerca de 2.200 toneladas de resíduos chegam por dia ao CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Guatapará. Os resíduos são ali depositados e, da decomposição gerada pelos alta parcela de orgânicos, forma-se o gás metano. O gás é captado por mangueiras e enviado a uma estação de purificação e resfriamento. Da queima desse gás, se produz energia.
Segundo informações da empresa Estre, a usina de Guatapará tem capacidade de gerar 4,2 megawatts de energia, quantidade bastante para abastecer uma cidade com 18 mil habitantes, e deve chegar a 10 megawatts até o final de 2014. A energia gerada atualmente já abastece a estação energética da cidade de Pradópolis.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2014/08/1500749-lixo-a-1-usina-de-biogas-no-interior-de-sp-e-o-design-que-transforma.shtml