Em 15 anos, Europa quer avançar na economia circular e reciclar 70% dos resíduos urbanos

Até 2030, a União Européia espera reciclar 70% dos resíduos urbanos e 80% dos materiais de embalagem. A meta foi anunciada pela Comissão Europeia recentemente, dentro de um plano que estabelece as regulamentações jurídicas para incentivar e desenvolver a economia circular nos países membros.

Segundo a Comissão, essas regulamentações vão aumentar a reciclagem e evitar a perda de materiais valiosos, criar empregos, propiciar crescimento econômico, gerar novos modelos de negócio e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A economia circular espera substituir a economia tradicional global, que se estabeleceu a partir da Revolução Industrial, e que se baseia na exploração da natureza, com a retirada sistemática de recursos finitos, e não prevê proteção e reuso de recursos e energia, muito menos o planejamento de tratamento de resíduos das atividades geradoras de riqueza.

A economia circular é um modelo que pretende transformar as práticas econômicas do planeta por meio do design de produtos e sistemas, com o incentivo à utilização de insumos sustentáveis, à reciclagem, à produção de bens e serviços duráveis, e ao compartilhamento -e não a posse – desses bens e serviços. É a abordagem cradle-to-cradle (do berço ao berço).

 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2015/01/1569647-lixo-em-15-anos-europa-quer-avancar-na-economia-circular-e-reciclar-70-dos-residuos-urbanos.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s