Lixo: Projeto de limpeza do oceano é finalista em prêmio Design of the Year

A produção mundial de plástico é estimada em 288 milhões de toneladas por ano, sendo que 10% disso deve acabar no mar. O projeto The Ocean Cleanup, que quer retirar o lixo plástico do mar através de barreiras flutuantes, está na final do Design of the Year, um dos mais prestigiosos concursos de design do mundo.

Torre fixa e barreiras flutuantes do projeto The Ocean Cleanup  Torre fixa e barreiras flutuantes do projeto The Ocean Cleanup ---- para texto da colunista Mara Gama.

 

 

 

Organizado pelo Design Museum britânico, o prêmio está em sua oitava edição e exibe os projetos finalistas das seis categorias até agosto, quando sai o resultado, em Londres.

A grande sacada do projeto, do holandês Boyan Slat, de 20 anos, é a ideia de um sistema passivo de limpeza, que é muito mais barato, mais rápido, não traz riscos para os animais marinhos e é expansível.

Os oceanos estão em constante movimento, por causa da rotação da Terra e dos ventos. Os vértices desses movimentos são chamados giros, e existem cinco grandes nos mares do mundo: no Oceano Índico, no Atlântico Norte, no Pacífico Norte, no Atlântico Sul e no Pacífico Sul. Essas regiões têm acúmulo de lixo plástico formando verdadeiras ilhas móveis compostas de partículas.

O projeto propõe instalar longas barreiras flutuantes que, conectadas a uma plataforma central fixada no fundo mar, podem apanhar os detritos que fluem continuamente nas correntes naturais do oceano.

O movimento da água empurraria os plásticos para a plataforma, onde eles seriam extraídos. Uma esteira movida por energia solar puxaria esse plástico acumulado para um depósito. A cada 45 dias, um navio recolheria o material. Os detritos poderiam ser então usados para produção de energia ou novos materiais, o que ajudaria a cobrir os custos de toda a implantação do sistema.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2015/04/1612097-lixo-projeto-de-limpeza-do-oceano-e-finalista-em-premio-design-of-the-year.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s