Lixo: Aproveite a mudança para reduzir o uso das sacolas plásticas

Desde domingo (5), os estabelecimentos comerciais de São Paulo têm de disponibilizar um novo tipo de sacola para os consumidores, em duas cores. Verde para recicláveis e cinza para o resto do lixo. É proibido jogar lixo orgânico na sacola verde, feita para papel, metal, vidro e plástico. A multa cobrada no caso de reincidência vai de R$ 50 a R$ 500.

As sacolas novas apresentam ao menos quatro vantagens sobre as velhas. Elas são maiores e mais resistentes que as antigas; o preço médio é menor que o dos sacos de lixo comum, conforme apontou reportagem da Folha; elas poluem menos, pois são fabricadas com bioplástico; e proporcionam a separação do lixo, o que é condição básica para a melhoria das condições sanitárias da cidade.

Argumentando que as sacolas biodegradáveis são mais caras, alguns supermercados decidiram cobrar por elas. A cobrança desagradou muitos consumidores. Na quinta-feira (9), o prefeito da cidade, Fernando Haddad, considerou a cobrança incoerente e cobrou responsabilidade ecológica dos empresários, que deveriam “promover a sustentabilidade e não colocar obstáculos para que ela possa se tornar realidade”.

Mais em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2015/04/1614748-lixo-aproveite-a-mudanca-parareduzir- o-uso-das-sacolas-plasticas.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s