Aprovada no ano passado, passou a valer recentemente na França uma lei que proíbe que os supermercados joguem fora ou destruam comidas não vendidas. Isso inclui os itens que estiverem com data de vencimento próxima.
O excedente deve ser doado para bancos de alimentos e organizações de assistência a populações carentes. Os gestores de supermercados de médio e grande porte (lojas com mais de 400 metros quadrados) têm de assinar um compromisso de doação para essas instituições sob pena de multa.
As organizações que recebem as doações são obrigadas a coletar e estocar a comida em condições adequadas de higiene e distribuir os alimentos de forma digna, em refeitórios ou centros de alimentação, com funcionários ou voluntários, para pessoas que não podem pagar por eles.
A França joga fora anualmente 7,1 milhões de toneladas de alimentos. Desse total, 67% são jogados fora pelos consumidores, 15% por restaurantes e 11% por lojas. No mundo, a cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados.