Bem estruturada, a agroecologia pode alavancar novos negócios, baratear e melhorar a qualidade dos orgânicos, incentivando a alimentação mais saudável da população, gerar empregos, aumentar a renda média dos produtores e, ao mesmo tempo, proteger os mananciais de São Paulo contra a poluição e a especulação.
Esse é o cenário imaginado pelo projeto Ligue os Pontos, que deu o prêmio Mayors Challenge 2016, da Bloomberg Philanthropies, à Prefeitura de São Paulo. O prefeito Fernando Haddad foi recebê-lo na última quarta (30) no México. Com o prêmio, o projeto recebe um aporte de US$ 5 milhões para ser colocado em prática.
A mudança da gestão municipal não deve comprometer a implementação, segundo Ciro Biderman, economista urbano e diretor de inovação da SP Negócios. A empresa municipal, que se ocupa de cuidar de interfaces com o setor privado, desenhando parcerias público-privadas e concessões, foi responsável, na gestão Haddad, pela PPP da iluminação pública e pela Zona Azul digital, entre outros projetos.