Propaganda eleitoral à italiana

A propaganda eleitoral tem locais reservados nas ruas de Turim, os cartazes têm tamanho padrão e as campanhas parecem não poluir a cidade. Numa via paralela ao Parco del Valentino, cartazes de vários candidatos são colados lado a lado. A disciplina nas campanhas é de invejar. Já os cartazes não são lá inovadores. No país que inventou as figuinhas Pannini, tá fraco.

Quase todos repetem a fórmula de reproduzir o selo da cédula e cravar um x. Não é por acaso. Com as eleições políticas junto com as administrativas, em algumas cidades, como a capital, Roma, o eleitor tem de preencher seis cédulas. Além do que, com as várias alianças, fica mais difícil guardar quem apóia quem. Com tanta variável, melhor fixar a mensagem.

Os jornais italianos desta segunda frisam nas manchetes queda na presença na votação geral – 62,5% votaram no primeiro dia, contra 66,5% no primeiro dia nas eleições de 2006. Berlusconi, o “advogado”, que já esteve no governo e agora é cadidato pela coalizão do partido Povo da Liberdade com a Liga do Norte, era favorito, segundo analistas.

Um dos cartazes de apoio ao candidato Veltroni, ex-prefeito de Roma, da coligação do Partido Democrático com Itália dos Valores, é mais moderno e, assim como a campanha, quer atualizar a imagem da esquerda. Estampa a cara do candidato que propõe um governo de ação, com o lema “É possivel fazer”, e também o ministério mais “rosa” que a Itália já teve, o que quer dizer: com muitas mulheres no poder. Mais uma inspiração Zapaterista.

O campeão de mau gosto é o cartaz da Liga Norte, uma das forças de direita que apóia Berlusconi. Mais preocupado em, digamos, “firmar o conceito”, que em pedir votos para  candidatos, o cartaz é o mais terrível e o mais forte na comunicação. Dá para não entender a mensagem contra os imigrantes? “Eles sofreram imigração e agora vivem em reservas. Pense nisso…”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s