Triptyque no pavilhão da França em Veneza

acima, prédio de escritórios da Triptyque na rua Harmonia, em São Paulo

Instalado no Brasil desde 2000 e formado por arquitetos vindos da Escola de Belas Artes de Paris, o escritório Triptyque vai expor dois projetos no pavilhão da França (cujo nome brinca com generosidade, gênero e cidade, “GénéroCité”), durante a 11ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

A curadoria do pavilhão “GénéroCité” ficou a cargo do coletivo French Touch, que diz ter orientado sua seleção por projetos que privilegiam “o generoso sobre a genérico”. Entre os arquitetos com projetos no pavihão estão Renzo Piano, Richard Rogers, Oscar Niemeyer, Christian De Portzamparc, Jean Nouvel & Jean-Marc Ibos, Massimiliano Fuksas, Dominique Perrault e Zaha Hadid.

acima, fachada com as janelas abertas do prédio de escritórios da Triptyque na rua Harmonia

Os projetos são de prédios em construção. Um deles é de um edifício residencial (na rua Fidalga) e outro de escritórios, na rua Harmonia, com paredes irrigadas por água reciclada.

acima, sistema de irrigação da parede verde, que usa água recolhida das chuvas, no prédio de escritórios da rua Harmonia

Fazem parte do Triptyque os arquitetos Greg Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli. Em São Paulo, já fizeram, entre outros projetos, os da sede da agência Loducca e da loja MiCasa, nos jardins.

acima, fachada em ondas da agência de publicidade criada pela Triptyque

Se quiser mais informações sobre o projeto da rua Harmonia, leia “Lá em casa no escritório”, reportagem que publiquei em 31/08/2007 na Folha.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s