Lixo: Compostagem de orgânicos combate mudança do clima

A compostagem de resíduos orgânicos aumenta a captação de carbono do solo e, por isso, é um componente essencial para alcançar os objetivos de redução de gases de efeito estufa. Esse é o resultado de uma pesquisa comentada pelo coordenador do programa de resíduos sólidos da prefeitura de San Francisco (EUA), Kevin Drew, durante visita a São Paulo.

Drew participou em janeiro de um seminário na Assembleia Legislativa, promovido pelo Instituto Pólis e pela Aliança Resíduo Zero, que reuniu também secretarias municipais de várias cidades, e representantes do Movimento Nacional de Catadores.

A pesquisa foi feita pela Universidade de Berkeley na cidade de Marin, Califórnia, no programa Marin Carbon Project. Em solos destinados a agricultura e pecuária, a aplicação de compostagem aumentou consideravelmente a captação de carbono. No mesmo período, solos que não receberam a aplicação perderam essa capacidade. Segundo a pesquisa, cada hectare que recebe a compostagem é capaz de captar uma tonelada por ano de carbono. Outro resultado positivo da compostagem foi o aumento de produtividade e da capacidade de retenção de água no solo.

Em entrevista ao instituto Pólis, Drew disse que além desse benefício da captação de carbono, coletar separadamente orgânicos e compostar é etapa fundamental para avançar em programas de desperdício zero. Resíduo Zero é meta da cidade de São Francisco para 2020.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2015/02/1595613-lixo-compostagem-de-organicos-combate-mudanca-do-clima.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s