Cidade canadense faz horta orgânica em aterro

A pequena e gelada cidade de Fort McMurray, com 60 mil habitantes, na região canadense de Alberta, ficou conhecida por seus graves problemas ambientais, decorrentes da exploração de petróleo. Agora, um programa que está em fase de teste cultiva verduras e legumes em um contêiner de transporte transformado em estufa, no aterro sanitário da cidade. Ele faz parte do projeto municipal lixo zero.

Próxima ao rio Athabasca, o maior depósito de areias betuminosas do mundo, Fort McMurray teve sua primeira mina comercial perfurada no fim dos anos 1960, pela empresa Great Canadian Oil Sands, hoje Suncor. Apesar das reservas enormes de petróleo nas areias, a cidade quer mudar de perfil e se tornar mais verde. Distante de grandes centros de produção de alimentos, ela paga caro por legumes, peixes e carnes que compra dos vizinhos e tem de transportar. O projeto da horta de resíduos pretende amenizar a dependência de outras cidades.

Nessa fase de testes do projeto dos contêineres, a fotossíntese das plantas é garantida por iluminação artificial. O cultivo é hidropônico (sem terra), como na maior parte das fazendas verticais japonesas, americanas e europeias.

Mais em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2015/03/1605542-lixo-cidade-canadense-testa-horta-organica-em-aterro.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s