Lixo: Paris quer tirar de vez bitucas de cigarro das ruas

Sujar a cidade com bituca de cigarro vai dar multa de R$ 300 em Paris (€ 68) a partir de outubro. O aumento das multas é uma das etapas da batalha que a capital francesa vem travando contra o lixo jogado no chão.

A multa vale também para chiclete, cocô de cachorro ou xixi, mas a guerra pesada é mesmo contra as bitucas. A cruzada incluiu a instalação de 30 mil novos cinzeiros acoplados às lixeiras de rua, para que os fumantes possam apagar seus cigarros antes de jogá-los na lata de lixo. Essa parte da empreitada começou em 2012 e terminou em julho passado.

Também foi planejada a distribuição de 15 mil cinzeiros de bolso gratuitos em universidades, restaurantes, hotéis, bares e tabacarias. Um grupo de 500 agentes policiais foi encarregado de distribuir advertências e folhetos explicativos sobre a ação pela limpeza.

Por ano, são descartadas nas ruas de Paris 350 toneladas de cigarros. Calcula-se que cada bituca contamine seis litros de água e leve de 4 a 12 anos para se decompor. Durante esse tempo, suas substâncias tóxicas poluem a água e, por consequência, a flora e a fauna.

http://folha.com/no1686242

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s